quarta-feira, 7 de julho de 2010

A HISTÓRIA DA MARCA BARBIE


A boneca Barbie foi criada por Ruth Handler, esposa de Elliot Handler, fundador da empresa norte-americana Mattel. A boneca adulta foi inspirada pela boneca alemã feita de papel, da qual sua filha brincava. O nome Barbie, diminutivo de Bárbara, foi uma homenagem a sua filha, e logo depois viria o namorado e a irmã da Barbie, com nome dos seus outros filhos, Ken e Skipper.

 Lançada em 9 de março de 1959 em Nova York, a boneca desenhada pelo designer Jack Ryan, foi apresentada com um maiô listrado preto e branco, loira e corpo de manequim, associada à imagem de sucesso, juventude e beleza.

A primeira Barbie
A marca Barbie surgiu como um modelo da juventude dos Estados Unidos, pois representava a população economicamente privilegiada. Como a moda era ditada pela França, foi em Paris que a estilista Charlotte Johson criou os primeiros modelos que iriam substituir o maiô preto e branco. O luxo e a sofisticação passaram a ser qualidades marcantes na imagem da boneca.
A boneca Barbie vem acompanhando mudanças ao longo das últimas quatro décadas. Ela passa a idéia de perfeição, da jovem bonita, rica e famosa.  Com uma variedade de roupas e acessórios, a boneca acompanha as mudanças da moda feminina há mais de 40 anos.
É a partir dos anos 60, que a sofisticação abre espaço para os trajes informais. Os jovens procuravam se vestir mais á vontade, identificando com os ídolos do rock. A boneca não deixaria de acompanhar esse momento. Ela apareceu nas vitrines de mini-saias e com um visual mais arrojado. Foram surgindo vários modelos da Barbie, desde a mais comportada à mais ousada.
Barbie com roupas e cabelos que refletiam ídolos de cada momento histórico, como por exemplo, a Barbie com roupas coloridas para demonstrar a agitação política e social na época do som dos Beatles. No ano de 1961, foi criado o boneco Ken, o namorado perfeito da Barbie. Ken também sempre acompanhou a moda da época, e variava o corte do cabelo de acordo com o último estilo. A Barbie também foi a primeira boneca a ser maquiada e a receber acessórios. Continuou a sua trajetória em 1960, lançou novos modelos agora ainda mais inspirados na moda contemporânea.
Em 1965, ela ganhou pernas flexíveis, fechando a década com uma amiga, Christie, a primeira boneca negra.
Em 1970, com o aumento das idéias hippies, o visual mais natural entrou na moda, com trajes coloridos e ousados, cabelos compridos e em vários tons. Em 1971, surge a Malibu Barbie, de pele bronzeada e com acessórios de praia.
Os anos 80 foram marcados pelo glamour das roupas de festas, a moda fitness, a nova mulher de negócios e símbolos pop como Madonna.
Nos anos 90, foi a vez da aparição da sua Ferrari. Novos estilos foram sendo criados, como a Barbie rap, médica, dentista, ginasta, salva-vidas e roqueira.
Sempre acompanhando os momentos sociais, ela chega ao ano 2000 mostrando que é uma mulher moderna que trabalha e possui acessórios como celular e computador.


              PAINEL COM UMA DEMONSTRAÇÃO BREVE DA HISTÓRIA DA BARBIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário